sábado, 9 de janeiro de 2021

De onde vem o dinheiro público e para que serve?

 Luizinho Cavalcante - Home | Facebook

Escuta-se falar os montantes de dinheiro que entra nos cofres do município como que esse dinheiro fosse uma dádiva mando pelo governo estadual e federal. Onde na verdade é parte do que os cidadãos pagam de impostos e são devolvidos a municipalidade.

 

Veja o exemplo do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) tudo que nós compramos está embutido os impostos entre eles o ICMS, quando você compra uma feira em um supermercado em média 18% é de ICMS. Para ser objetivo, quando você compra 100,00 reais, 18,00 reais vai para o governo e desse valor apenas 25% retorna ao município. O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos automotores). Esse imposto cobrado no ato do emplacamento de um carro ou moto. O Cidadão do montante que paga ao governo estadual a metade 50% vem para o município. Assim também são os impostos federais, o IR (Imposto de Renda) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) são recolhidos pelo governo federal e parte deles forma o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que são distribuídos entre os municípios de acordo com o número de habitantes.

 

Esse dinheiro e tantos outros não citados aqui, retornam aos municípios para promover a saúde, educação, segurança, cultura, esporte, assistência social, infra estrutura entre tantas outras políticas públicas. E por que a cidade é emperrada? Pelo fato do dinheiro ser desviado de suas funções com corrupção, mal aplicado muitas vezes com um alto empreguismo inchando a máquina pública sem necessidade, apenas para contentar os "amigos do poder" e esquecem as políticas que poderiam gerar o desenvolvimento.

 

Por isso que nós que pagamos os impostos para manter todo o serviço público, somos chamados de CIDADÃOS, somos quem financiamos a União, o Estado e o Município. Por esta razão  precisamos termos essa CIDADANIA acesa, participativa, cobrando quem de direito administra o nosso dinheiro. Se compreender que estão fazendo mal uso, cabe denunciarmos ao Ministério Público órgão fiscalizador das leis brasileira. Simples por isso que todos os dias me expresso como CIDADÃO, através do Blog Carnaubais Para Todos e da Web FM Carnaubais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário