terça-feira, 14 de julho de 2020

A nossa cultura precisa e deve ser respeitada

A Cultura é a expressão da construção humana. A cultura é construída a partir do diálogo entre as pessoas no dia a dia. Nessa interação social é construído gradativamente símbolos e  significados que tem sentido a essas pessoas e  são compartilhadas entre elas. A construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade cultural. 

O entendimento do significado de Cultura subsidiará a compreensão das raízes culturais. Quando nos referimos as raízes culturais estamos nos referindo a nossa origem, principio ou seja como foi construído a cultura de um povo.
Toni Martins - Todo Mundo lê!: Museu 'Zulmira Bezerra de Siqueira ...
Assim me expressei e realizei quando tive a oportunidade de governar a nossa cidade por três vezes, num esforço extraordinário, encontramos força e compreensão do nosso povo para montarmos o Museu Municipal Zulmira Bezerra de Siqueira. Famílias, doaram seus pertences para compor o arcevo do Museu e assim pudesse colaborar para afirmação da nossa cultura, passando a se construir um início de um valor histórico cultural preservado sobre a responsabilidade da municipalidade. Tivemos a contribuição do professor pastor, Lenivaldo Gonzaga, a quem coube ser o seu primeiro diretor e que deu grande colaboração na sua existência e preservação.

A falta de zelo, amor, pertencimento, cultura associado a ignorância e irresponsabilidade, abandonaram o Museu causando grande prejuízo a nossa história, tenho certeza que documentos e pertences estão sendo destruídos dado o abandono em que deram ao nosso Museu, o que muito me entristece. Me dói ver o que está acontecendo com a falta da preservação da nossa história, me espanto com o silêncio de quem podia dar uma palavra de apoio a nossa cultura. 

Quem não vive as próprias raízes não tem sentido a vida. O futuro nasce do passado, que não deve ser cultuado como uma mera recordação e sim, ser usado para o crescimento no presente, em direção ao futuro. Nós não precisamos sermos conservadores, nem devemos estarmos preso ao passado. Mas sermos legítimos, e só as raízes nos dão legitimidades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário