sábado, 30 de maio de 2020

Justiça Eleitoral e Congresso tompam adiarem a eleição para novembro ou início de dezembro, jamais prorrogar mandatos como desejam os filhos, netos e bisnetos do autoritarismo




A democracia é feita com votos, vejo os antidemocráticos e bolsonaristas defenderem a prorrogação de mandatos o que fere de morte a democracia. Vivemos um grande avanço tecnológico, que tem modernizado e aperfeiçoado a forma do debate político. Quem não se lembra dos comícios Sohw praticado pelo candidatos? eram 90 dias de festa para o povo; comida de graça no dia da eleição? distribuição de canecas, abridores de garrafas, camisetas, bonés, tudo isso hoje proibido pela Justiça.

Essa eleição está marcada para o dia 4 de outubro, os prazos estão em pleno vigor. No dia 4 de abril foi o último dia para a filiação partidária e transferência de domicílio para quem quer ser candidato; 6 de maio expirou o prazo para o cidadão requerer seu título. Agora em 4 de junho quem ocupa cargos em associações, sindicatos, cooperativas terão que se afastarem. E de 20 de julho a 5 de agosto está reservado para os partidos realizarem suas convenções de escolhas de candidatos. Para isso, o TSE já normatizou que pode serem feita online.

Quem disse que para ter eleição tem que ter carreatas, comícios e caminhadas? Temos hoje modernos meios de comunicações que podem fazerem o debate sem os vícios e costumes doentios de campanhas passadas. Não comparecer no dia da eleição para votar devido a pandemia não é uma convincente justificativa. Primeiro quem não quiser não é obrigado. A pena é pagar uma multa de R$2,50. Segundo, ninguém deixou de ir ao supermercado, açougue, casas lotéricas, bancos e o que acha necessário e não está errado. 

A Justiça está disposta a fazer o pleito eleitoral mesmo que prorrogue para novembro ou início de dezembro, da mesma forma o Congresso Nacional, jamais prorrogar mandatos. Agora a Federação dos Municípios do RN (FEMURN) congregadoura de prefeitos bolsonaristas, estão lambendo uma rapadura pressionando o Congresso a retroceder no processo democrático. Na verdade tem muito deles torcendo por uma ditadura pois muitos são filhos, netos, bisnetos de escravocratas e ditadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário