segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Lei Eleitoral impõe fim das coligações políticas para a chapa proporcional e deixa vereadores em dificuldades

Resultado de imagem para foto da camara municipal de carnaubais
A Reforma Política realizada em 2017 e que está em vigor para o pleito de 2020, atenta contra os partidos políticos em que os seus dirigentes usaram para  interesses próprios. Em 2018, entrou em vigor a cláusula de barreira  onde apenas 14 partidos atingiram a votação mínima, o que obrigou alguns partidos a se fundirem, no caso o PHS e PPL. 

Para esse ano, o grande obstáculo será a proibição de coligações na chapa proporcional. Para se ter ideia, em Carnaubais existem nove vereadores cada qual pertencente a um partido, fruto das coligações de 2016. 

Hoje cada partido está obrigado a ter a sua nominata de candidatos a vereadores. O outro obstáculo, será  o partido atingir o cociente eleitoral que vai girar em torno 850 votos, para  que o partido assegure um mandato de vereador. O fato obrigará aos vereadores de mandatos a tomarem um decisão partidária no mês de março, período em que a legislação abrirá a oportunidade para que os mesmo mudem de legenda se assim acharem necessário. Sendo assim só poderemos fazermos uma previsão dessa nova conjuntura, passado o 31 de março do ano vigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário