domingo, 12 de janeiro de 2020

"Grito de protesto": Abandonaram o Patrimônio Cultural Carnaubaense

A imagem pode conter: árvore, céu, atividades ao ar livre e natureza
O Museu Municipal Zulmira Bezerra de Siqueira, construído com tanto carinho pelo ex-prefeito Luizinho Cavalcante, foi inaugurado em 11 de setembro de 2001. Foi um local bastante visitado e elogiado por nossos conterrâneos, varzeanos, potiguares e até estrangeiros. O mesmo guarda  peças domesticas, documentos, arquivo fotográficos, instrumentos de pedra lascada, móveis entre tantas outras relíquias dos  nossos antepassados,  mostrando à atual geração o nosso passado histórico. A obra foi um esforço da municipalidade em parceria com o Museu Câmara Cascudo da UFRN.

Junto com o Museu foi inaugurado um complexo de restauração: A praça Manoel Pessoa Montenegro e a capela de Santa Luzia. Também foi construído o calçamento da via pública onde era conservado com limpeza e dignidade. O complexo  passou a se constituir por Lei Municipal, em Patrimônio Histórico Cultural de Carnaubais. 

A imagem pode conter: céu, árvore, nuvem, atividades ao ar livre e água
Hoje a Cidade Histórica berço da nossa civilização encontra-se abandonada. O Museu fechado e abandonado, sem que o seu acervo histórico esteja sendo cuidado, na maior agressão e desrespeito a nossa história. A bonita e bem cuidada praça foi esquecida e a igreja encontra-se até cercada por cercas de arame farpado, infringindo  a lei municipal. A rua amontoada de lixo e mato, na prova visual que na atual gestão nunca foi cuidada.

Onde estão os defensores da nossa história? Os intelectuais? Alguém que possa dizer a esse prefeito que destrói o patrimônio de Carnaubais, que isso não pode acontecer. A secretaria de Cultura que não se envergonha com esse crime de destruição? Fica aqui o nosso "grito de protesto" contra essa perversidade a memória e berço da nossa história. Acredito que Carnaubais não é merecedora de tamanha irresponsabilidade pública cometida contra o seu povo. 
A imagem pode conter: céu, nuvem, casa, árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário