sábado, 24 de agosto de 2019

Contribuição a um debate tão acirrado e carregado de ignorância

Resultado de imagem para foto de casa grande e senzalas
Nos dias atuais vivemos um momento bastante proveitoso no âmbito da discussão política, talvez estejamos no ápice de uma profunda sitônia com a política de acordo com os mais diversos pensamentos. Mais no meio de toda essa discussão, também nota-se uma falta de conhecimento histórico que com o tempo espero ser superado. É comum os que defendem o capital (capitalismo), expresso nas mais diversas formas da: usura, oportunismo, exploração, aproveitamento do Estado, sonegação de impostos, exploração do trabalhador, etc. Ainda não determinados deles, que se auto intitula-se "homens de bens", outros "não tenho partido, não sou de direita nem de esquerda. Tudo balela.

Segundo um dos grandes intelectuais do Nordeste, Ariano Suassuna, exemplificou a esquerda e direita, da seguinte forma. "Quem, na sua visão social, coloca a ênfase em justiça, é de esquerda. Quem a coloca na eficácia e no lucro, é de direita". O Sociólogo pernambucano, Gilberto Freyre, também definiu a nossa divisão social no Brasil Império, entre a Casa Grande (direita) Senzala (esquerda).

O termo mais definido de esquerda e direita, surgiu no parlamento francês, em que um grupo de parlamentares que sentavam-se a esquerda do plenário, defendia políticas mais sociais, enquanto o outro que sentavam-se a direita do plenário, defendia políticas mais conservadoras e capitalistas.

Não importam o lugar que você esteja, ou partido que você pertença, as suas posições a todos o momento poderão serem de direita ou de esquerda. Geralmente os de direita ou de esquerda também podem terem posições opostas em determinado momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário