terça-feira, 1 de maio de 2018

Hoje é o nosso dia




















O Dia do Trabalhador é celebrado todo ano em vários países, sendo feriado nacional em muitos deles. A data tem origem no dia 1º de maio de 1886, quando ocorreu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, reivindicando a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Naquela época, os trabalhadores tinham jornada que ultrapassava 15 horas por dia.
No Brasil, a data é comemorada desde o governo de Getúlio Vargas, na década de 1930, com manifestações, atos e festas populares.
A defesa da democracia e das garantias constitucionais unificou os sindicalistas neste 1º de Maio em torno de uma agenda que também inclui uma política econômica de geração de empregos e renda, seguridade e previdência social, o fim da lei do congelamento de gastos, a continuidade do financiamento sindical e, também, a revogação da reforma trabalhista.
1º de Maio em Curitiba
Em Curitiba (PR), o ato unificado contará com a participação dos presidentes nacionais das centrais, representantes dos movimentos sociais e parlamentares. 

- a partir das 14h na Praça Santos Andrade (Praça da Democracia), haverá apresentação de artistas, como Beth Carvalho, Ana Cañas e o rapper Renegado e muitos artistas locais.
- a partir das 16h, começa o ato político.

Em iniciativa histórica e inédita, o Dia do Trabalhador de 2018 que ocorre nesta terça (1º) reunirá no mesmo palco na cidade de Curitiba a Força Sindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Intersindical, Nova Central, União Geral dos Trabalhadores e Central dos Sindicatos Brasileiros. Na pauta unitária a defesa dos direitos e a liberdade do ex-presidente Lula, preso político em Curitiba desde o dia 7 de abril.

Lula Livre e Nenhum Direito a Menos!

Vereador Professor Nicolau - PCdoB

Nenhum comentário:

Postar um comentário