terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Vereador Nicolau Cavalcante levanta a bandeira da Barrilha em Macau

O vereador Professor Nicolau - PCdoB, vem levantando temas e bandeiras importante para o desenvolvimento sustentável do Vale do Assu. Veja o que ele escreveu hoje em sua página do facebook.

Precisamos defender a bandeira da fábrica de Barrilha em Macau, uma importante indústria q vai gerar riqueza e sustentabilidade para o vale. Os políticos se calaram e ninguém ouve falar mais nesta importante obra para o nosso desenvolvimento. Vamos colocar o Vale do Assu em pauta nas eleições deste ano. 

Muito dinheiro investido ali, sem nenhuma utilidade para a população de Macau e Região.


Onde utilizamos a barrilha

Carbonato de sódio (barrilha) Na2CO3 é usado para fazer o tipo mais comum de vidro, fabricação de vidro plano (de janelas e automóveis), iluminação, vidros para laboratório, vasilhames, televisores e outros produtos. A barrilha atua como fundente. É um ingrediente essencial, pois reduz a temperatura do forno necessária para derreter a silica, reduzindo assim a energia necessária para produzir vidro.
Produtos de Uso Doméstico
Carbonato de sódio também conhecido como barrilha, é usado em muitos produtos domésticos. Na lavanderia, na cozinha ou no banheiro, carbonato de sódio é um aditivo útil nos detergentes e produtos de limpeza. A adição de carbonato de sódio impede que a água “dura” impeça uma distribuição mais uniforme do agente de limpeza durante o ciclo de lavagem. Carbonato de sódio é também muito eficaz na remoção de álcool e manchas de graxa das roupas.

Um grande número de formulações de produtos domésticos, sabão, detergente em pó, a imersão e lavagem etc... contem um teor variável de carbonato de sódio. Mais e mais, o carbonato de sódio é utilizado na produção de pó compacto de alto desempenho, como para lavagem de roupa e louças. Estes produtos de maior valor oferecem um melhor desempenho para o consumidor e proporciona benefícios ambientais.
Indústria Química
Carbonato de sódio é uma reconhecida fonte de íons de sódio na produção de fosfatos de sódio, silicato de sódio, produtos químicos de cromo e produtos químicos para fotografia. Ele também é usado na produção de bicarbonato de sódio, que é um ingrediente essencial da bebida, revestimentos, detergentes, alimentos, diálise, e os mercados de cuidados pessoais.
Para muitas destas aplicações, o carbonato de sódio é equivalente com a soda cáustica e na disponibilização de uma vantagem de custo. Carbonato de sódio ANSAC (barrilha natural) oferece um substituto funcional para a soda cáustica em aplicações de:

  • ajuste de pH / neutralização do ácido
  • Fabricação de produtos químicos de sódio, incluindo fosfatos de sódio, sulfato de sódio,   sulfito de sódio, acetato de sódio, nitrito de sódio e citrato de sódio
  • polpação Kraft
  • dessulfuração de gases de combustão
  • Tratamento de Água 
Assessoria de comunicação do Vereador e Professor Nicolau - PCdoB

Nenhum comentário:

Postar um comentário