sábado, 30 de setembro de 2017

A valorização do voto parlamentar por parte do cidadão

A cada eleição o cidadão eleitor brasileiro vem valorizando a sua cidadania, poucos currais eleitorais ainda existem em nosso País. O voto do  cidadão para o executivo chegou mais cedo, basta olhar que os governadores eleitos em nosso Estado do RN após a redemocratização da nossa nação, não tem contado com o apoio dos deputados estaduais, federais, Senadores, prefeitos e vereadores. Assim foi Geraldo Melo - PMDB, Garibaldi Alves - PMDB, Wilma de Faria - PSB, Rosalba Ciarlini - DEM e Robson Farias - PSD. O cidadão comum, ainda dava um um voto a pedido da liderança local no deputado federal e estadual, mas o executivo, como se diz é meu, eu dou a quem eu quero. Essa tese ficou muito explicita nas duas vitórias do ex-presidente  Lula da  Silva e Dilma, ambos PT.

Hoje, o que me chama atenção é o avanço da compreensão do voto para o legislativo, sinto um crescimento de consciência da importância desse voto. Pois escuto as opiniões da sociedade e o mal trabalho associado a falta de compromisso dos deputados federais para com a sociedade o tem desgastado perante ao eleitor. Nas minhas andanças encontro o cidadão simples me interpelar, não me peça para votar nesses deputados que estão ai. O que antes o cidadão votava a pedido de uma liderança local esse voto vai diminuir muito no futuro pleito. O eleitor está acompanhando o trabalho contra a si que os nossos deputados tem executado  na Câmara Federal.

Os modos operante praticados no nosso Estado em que os deputados federais contratam as lideranças municipais para trabalharem as suas candidaturas ainda vai funcionar na próxima eleição. No entanto, o resultado será surpreendente para o contratante e contratado, aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário