sexta-feira, 21 de abril de 2017

Oficinas foi berço da indústria da carne de charque e foi Distrito de Paz em 1.864


A mais antiga comunidade da Várzea do Açu, foi Oficinas, localizada na região Norte de Carnaubais, divisa com Porto do Mangue e Pendências. Ali se desenvolveu a primeira indústria da carne seca (charque) no Rio Grande do Norte, dado a grande criação de gado existente no Vale,  a produção  do sal e o meio do transporte que se dava através de embarcações via o rio Açu, para onde navegavam em busca dos  navios ancorados em Macau.

Em 1.850, já se registrava  a grande cheia que se tem conhecimento, em que cobriu todo o vale e destruiu  a maior comunidade da Várzea, as Oficinas. Possuía várias casas desalinhadas, a capela de São José, uma escola primária e cemitério. Em 1.864, foi elevada a Distrito de Paz.

Hoje poucas pessoas sabem onde nasceu a nossa história Varzeana. Aliás é muito peculiar ao nosso povo não preservar a sua história  e desconhecê-la .  O Museu Municipal Zulmira Bezerra de Siqueira, guarda o cruzeiro trabalhado em Aroeira  que pertenceu a capela de São José das Oficinas, uma peça de muito valor histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário