sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

A descendência dos Alves é do Vale do Açu


Resultado de imagem para foto do pastor carlos alves carnaubais


O amigo pastor Carlos Alves, me contava uma história que o seu pai o ex-vereador Francisco Alves Martins lhe contava sobre os seus ancestrais. A mesma história encontrei agora lendo o livro  A Ilha de Manoel Gonçalves, do escritor João Felipe da Trindade.

Relata o respeitado pesquisador, que a família  Alves Martins chegaram a Ilha de Manoel Gonçalves por volta dos anos de 1.800 e espalharam-se pela várzea do Açu, principalmente nas comunidades do Rosário e Cacimba dos Vianas. Rosário pertencia ao município do Assú, hoje Carnaubais e Cacimba dos Vianas também pertencia ao Assú, hoje pertence a Porto do Mangue.

Está situado na página 180 do livro com o título A MORTE TRÁGICA DE JOSÉ ALVES MARTINS, avô do ex-governador Aluízio Alves. Pois Aluízio Alves, era filho de Manoel Martins Alves, no qual quando assassinaram o seu avô o seu pai era o filho caçula e ficou com apenas 4 anos de idade. O Falecido, José Alves Martins, casou-se com a Srª  Francisca Martins de Oliveira, em 27 de novembro de 1.852, no Sítio Curralinho - Assú (hoje Carnaubais),  tendo como testemunhas. João Martins Ferreira (irmão do noivo) e Antonio Fragoso de Medeiros.

José Alves Martins, negociante na povoação do Rosário, pertencente ao distrito de Oficinas, foi barbaramente assassinado com horrorosas  facadas deferidas por João Rodrigues Ferreira, seu sócio. O crime aconteceu em sua loja no dia 18 de setembro de 1.871. 

José Alves Martins, batizou seus 9 filhos na capela de Nossa Senhora do Rosário. José Alves Martins 18 anos de idade, João  - 13 anos, Francisco - 12 anos, Militão - 10 anos, Delfino - 7 anos,  Maria - 5 anos e Manoel Alves Martins, com 4 anos o caçula, o que é o avô  do ex-governador Aluízio Alves, bisavô de Henrique Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário