quarta-feira, 8 de junho de 2016

APOGEU DA SEMANA DE MEIO AMBIENTE DE CARNAUBAIS


Por mais que houvesse empenho dos envovidos na pasta, a Semana de Meio Ambiente de Carnaubais seguiu a dinâmica da gestão Benevides: Fraca! Não bastava ter sido carente de moblização e participação popular, a Semana de Meio Ambiente teve trágico desfecho.
Estamos, simplesmente, diante da gestão que mais eliminou árvores em nosso município. Foi assim com as acácias em frente ao semitério, com pinhos em frente ao hospital e ao redor do ginársio, foi assim com o grande cajueiro, e agora por último, como desfecho da Semana de Meio Ambiente, foram arrancadas as vegetações que adornavam os bancos da praça Santa Luzia. Sobre esse último episódio, reproduzimos aqui o texto do jovem André Fernandes, trazendo reflexões do ponto de vista moral sobre a questão:

"Será o homem contra a natureza ou a natureza contra o homem?"
Hoje a tradição, assim como a memória visual, quebra-se pela ganância do homem "civilizado". Com a área verde retirada se vão as conversas de várias gerações, as brincadeiras de crianças, a sombra para aqueles que necessitam dormir na obscuridade da vida e, ainda a lembrança de uma cidade verde. É lastimável tal medíocre decisão, visto que nenhuma consulta popular foi feita e acredito que assim como fui pego de surpresa, infelizmente, outras pessoas também serão obrigadas a tolerar esse desmatamento ignorante e feroz. O sociólogo Zigmunt Baumann está mais uma vez certo, o homem afunda-se cada vez mais na fluidez do egoísmo e cai no abismo da ganância pelo poder. Por fim, vou esperar as justificativas, aliás elas sempre aparecem, mesmo que sejam as mais "caretas" que existam. Seria bom se fosse para uma substituição, mas alguém avisa que para a vida não existe substituição. Essa seria uma justificativa excluida de raciocínio moral e científico. Então, antes de qualquer justificativa dada, lembrem-se para uma vida tirada não há justificativas sábias. Até a eutanásia está em processo de discussão. ‪#‎NaturezaSocorro‬ ‪#‎Idiocracia‬ #

Nenhum comentário:

Postar um comentário