segunda-feira, 27 de junho de 2016

Afinal, Carnaubais Evoluiu ou Regrediu de 1991 até 2010?

IDHM de Carnaubais

Interessado em saber, o Blog Carnaubais Para Todos Foi atrás e observou um aumento de 67,3% no desenvolvimento da cidade de 1991 até 2010. 

IDHM 1991 0,352
IDHM 20000,481
IDHM 20100,589
Fonte: Atlas Brasil 2013 Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Os dados são do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e apresentados pelo IBGE e são obtidos a cada 10 anos. Com esses dados podemos observar uma evolução de 67,3% dentro de duas décadas (20 anos).

Agora, cabe a responsabilidade  elevar esse índice ainda mais ao atual gestor e os futuros gestores, para que nossa amada carnaubais possa prosperar e fazer com que seus filhos continuem morando onde nasceu, tenham o direito a moradia, renda, educação, saúde e segurança.

Fica a dica deste Blog


O que é o IDHM?


O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda.

O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.

 Verifique outras cidades aqui


O IDHM brasileiro segue as mesmas três dimensões do IDH Global - longevidade, educação e renda, mas vai além: adequa a metodologia global ao contexto brasileiro e à disponibilidade de indicadores nacionais. Embora meçam os mesmos fenômenos, os indicadores levados em conta no IDHM são mais adequados para avaliar o desenvolvimento dos municípios brasileiros.

Assim, o IDHM - incluindo seus três componentes, IDHM Longevidade, IDHM Educação e IDHM Renda - conta um pouco da história dos municípios em três importantes dimensões do desenvolvimento humano durantes duas décadas da história brasileira.

A metodologia de cálculo do IDHM



Como é calculado o IDHM?

O IDHM é um índice composto que agrega 3 das mais importantes dimensões do desenvolvimento humano: a oportunidade de viver uma vida longa e saudável, de ter acesso ao conhecimento e ter um padrão de vida que garanta as necessidades básicas, representadas pela saúde, educação e renda.

Vida longa e saúdável é medida pela expectativa de vida ao nascer, calculada por método indireto a partir dos dados dos Censos Demográficos do IBGE. Esse indicador mostra o número médio de anos que as pessoas viveriam a partir do nascimento, mantidos os mesmos padrões de mortalidade observados no ano de referência.

Acesso a conhecimento é medido pela composição de indicadores de escolaridade da população adulta e do fluxo escolar da população jovem. A escolaridade da população adulta é medida pelo percentual de pessoas de 18 anos ou mais de idade com fundamental completo; e tem peso 1. O fluxo escolar da população jovem é medido pela média aritmética do percentual de crianças entre 5 e 6 anos frequentando a escola, do percentual de jovens entre 11 e 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental (6º a 9º ano), do percentual de jovens entre 15 e 17 anos com ensino fundamental completo e do percentual de jovens entre 18 e 20 anos com ensino médio completo; e tem peso 2. A medida acompanha a população em idade escolar em quatro momentos importantes da sua formação. A média geométrica desses dois componentes resulta no IDHM Educação. Os dados são do Censo Demográfico do IBGE.

Padrão de vida é medido pela renda municipal per capita, ou seja, a renda média de cada residente de determinado município. É a soma da renda de todos os residentes, dividida pelo número de pessoas que moram no município - inclusive crianças e pessoas sem registro de renda. Os dados são do Censo Demográfico do IBGE.

Os três componentes acima são agrupados por meio da média geométrica, resultando no IDHM.

Um detalhamento do cálculo do IDHM está disponível na seção Metodologia, no Atlas do Desenvolvimento Humano.

Fontes: PNUD e IBGE

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