quinta-feira, 21 de abril de 2016

Estudantes realizam plenária e debatem transporte público

 
Na noite desta quarta-feira (20/04), estudantes se reuniram em uma plenária, que aconteceu na Câmara Municipal, para levantar uma discussão em torno dos problemas com o transporte público utilizado pelos mesmos. Participaram da reunião, estudantes de todos os níveis de ensino, do fundamental e médio, alunos do IFRN do nível técnico e também estudantes universitários.
De todos a reclamação é uma só, o super lotamento dos ônibus, pois hoje a frota é insuficiente para atender a demanda do município. Além de outros problemas também, como as quebras constantes de um dos ônibus que transporta os alunos do IFRN, quando isso acontece, o mesmo ônibus que faz a rota da manhã tem que voltar mais cedo para levar os alunos da tarde também, fazendo com que os alunos da manhã percam os últimos dois horários de aula e dessa forma se sentem prejudicados, relatou a aluna de agroecologia, Raianny Santiago.

No decorrer da plenária, muitas outras reclamações surgiram, como super lotamento das salas de aula no turno da manhã da escola Abel, como relatou o aluno e presidente do grêmio da escola, Matias Domingos, "que devido a junção dos níveis fundamental um e dois as salas têm estado lotadas, além de serem quentes e os ventiladores serem precários", falou. A aluna Vitória, também do turno da manhã, relatou que esse tem sido outro problema,  que com essa junção de níveis, na opinião dela, prejudica a vivência entre alunos de níveis diferentes no mesmo turno, pois são crianças pequenas de primeiro, segundo e terceiro ano convivendo com outros maiores, disse ainda que testemunhou na semana passada uma criança ser pisoteada por outros três maiores ao tentar subir no ônibus.

A plenária foi organizada pelos estudantes que fazem parte da União dos Estudantes Secundaristas de Carnaubais (UESC), pelo Grêmio Elrystone Martins e pela UJS. O vereador Thiago Cavalcante (PCdoB), participou da reunião e deu sua contribuição. Disse que desde do início do ano letivo têm sido procurado por muitos estudantes e até mesmo por pais de alunos que estão se sentindo prejudicados com este problema do transporte.

Pais de alunos da creche da comunidade de Mutamba, Arenosa e Mutambinha têm reclamado que não tem tido transporte para trazer as crianças até a creche. E disse ainda que, "isso não é nem uma cobrança por avanços, mas que pelo menos se garanta o que já tinha e que não aconteça retrocessos, pois educação e o acesso a ela é um direito desses estudantes", concluiu. Como encaminhamento, foi criada uma comissão de seis estudantes de níveis diferentes, para procurarem a Secretaria de Educação em busca de soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário